Coelho chinês raro, que inspirou o Pikachu, vira sensação na Internet

China – O coelho pika-de-lli, uma das criaturas mais raras do mundo, virou sensação na Internet nos últimos dias graças às redes sociais. O pequeno animal que inspirou o personagem Pikachu, do anime Pokémon, foi visto pela primeira vez em 1983, em montanhas chinesas. O autor da façanha foi o pesquisador Li Weidong, que dedicou os últimos 30 anos de sua vida à missão de documentar e proteger o roedor do gênero dos ocotonídeos e “primo” de coelhos e lebres.
Coelho Chinês

 

Pika-de-lli, mais raro que o urso panda, tem vários tipos de espécies, cuja grande diferença para os coelhos é ter orelhas arredondadas. Mas a espécie observada por Weidong tinha três listras marrons distintas em seu pescoço. Estima-se que menos de mil espécimes ainda existam, o que representa menos que o número de pandas. Após três anos de estudos, Weidong e sua equipe batizaram o animal de pika-de-lli, em homenagem à região de lli, no Noroeste da China, onde a espécie foi avistada pela primeira vez.

pikachu

 

O ochotona iliensis vive em buracos, em alturas que variam de 2.800 a 4 mil metros. Vive em condições de frio extremo e se alimenta da ervas que crescem nas montanhas de Tian Shan.

Entretanto, as ações humanas estão ameaçando a espécie. Nos últimos anos, as áreas de pastagem dos pikas foram reduzidas em 71% por fatores como mudanças climáticas e a destruição do meio ambiente.

Os pikas-de-lli ganharam repercussão depois de aparecerem na renomada revista National Geographic. Com isto, eles se tornaram uma sensação na Internet, o que preocupa Weidong que não vê um único animal na região há 24 anos.

 

Matéria de O Dia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu