Xbox One: Microsoft anuncia seu novo videogame

 

REDMOND — A Microsoft revelou, na tarde desta terça-feira, os detalhes sobre a nova versão do videogame Xbox, oito anos após o lançamento do antecessor Xbox 360. Após muitos rumores sobre seu nome, o novo dispositivo se chamará Xbox One e será focado em uma nova proposta de entretenimento “para a sala de estar”, como afirmou Don Mattrick, executivo-chefe da divisão de entretenimento da Microsoft.

— Hoje, todo o entretenimento ganha vida em um único lugar — afirmou Mattrick — Muitas mudanças estão ocorrendo, com diferentes formas de se divertir. Essas lojas onlines estão em todos os dispositivos. A sala de estar está mudando com a computação na nuvem, voz e gestos em mais dispositivos — analisou o executivo.

Hardware

O sucessor do 360 tem hardware compatível com a nova geração do consoles. O One conta com 8 GB de memória RAM, processador de oito núcleos com arquitetura x86 e HD de 500 GB. Há também USB 3.0 e drive Blu-Ray.

O Kinect ganhou um upgrade. Agora, o sensor de movimento vem com uma câmera de 1080p e reconhece movimentos mais sutis, graças à uma nova estrutura de esqueletos, que conta com mais articulações. Além disso, as duas formas de entrada trabalham juntas: além de captar movimentos do jogador, ele reconhece também comandos feitos por meio do controle.

O outro canal de entrada será o Smart Glass, espécie de segunda tela para smartphones, tablets e PCs com Windows 8. Segundo Marc Whitten, executivo da Microsoft, o app já foi baixado 10 milhões de vezes por usuários de Xbox 360. Na nova versão do console, a integração com a ferramenta será nativa.

Como esperado, o Xbox não exigirá, nativamente, conexão permanente à internet, no entanto, desenvovedores poderão produzir jogos que não rodarão offline. Outro rumor, de que jogos usados (emprestados ou vendidos) não funcionariam, devido a um bloqueio via DRM, também foi desfeito. Segundo a revista “Wired”, a instalação de um jogo de segunda mão resultará na cobrança de uma taxa.

Foco em entretenimento, inclusive jogos

O console roda sobre o kernel do Windows e apresenta uma interface parecida com a do Windows 8. As live tiles estão por toda a parte. É possível navegar pelas seções de games, música, vídeos e TV ao vivo. Cada área é semelhante à tela iniciar presente no sistema para PCs e tablets.

Os primeiros 25 minutos do evento foram dedicados à apresentação de recursos voltados para o entretenimento, de uma forma geral, para além do universo dos games.

A Microsoft destacou o novo sistema de reconhecimento de voz, que entende linguagem natural, nos moldes da Siri, para iOS. Todos os novos recursos foram apresentados a partir de comandos de fala. Dizer “Xbox, vá para o jogo” ou “abra o Internet Explorer” faz com que o dispositivo faça exatamente o que se pede. Também será possível controlar tudo por meio de gestos. O famoso gesto de pinça, por exemplo, feito “no ar” aumenta e diminui o zoom sobre uma tela.

O One terá forte integração com a TV convencional, ao menos nos EUA. Em um dos exemplos apresentados, é possível integrar a exibição de um jogo da NBA na TV com o painel de controle do fantasy game da liga, para que o usuário possa acompanhar o desempenho de seus jogadores ao mesmo tempo, tanto no mundo real, como no online.

Além disso, a empresa introduziu “Xbox One Guide” e o “Xbox Trending”, que se propõem a ajudar a escolher a programação.

— O maior desafio de ver TV é encontrar um programa. É o fim da tarefa de memorizar canais e caçar programas pelo controle remoto — disse Yusuf Mehdi, vice-presidente de marketing e estratégia da Microsoft.

Para dar suporte a todos esses dados, a Xbox Live ficará maior, com 300 mil servidores (hoje, são apenas 15 mil).

Procurada, a Microsof do Brasil informou, por meio da assessoria, que “não há informações locais a compartilhar”. Portanto, é possível que mais detalhes sobre como o novo sistema se comportará no país só sejam confirmados no final do ano, quando o console será lançado mundialmente.

15 jogos exclusivos e DLC para ‘Call of Duty’

As primeiras informações sobre jogos surgiram após cerca de meia hora de evento, quando o vice-presidente executivo da Electronic Arts Andrew Wilson subiu ao palco para apresentar os quatro lançamentos da EA Sports para o Xbox One. Estão garantidos: Fifa 14, John Madden NFL, UFC e NBA Live 14, franquia de jogos de basquete que retorna após dois anos fora da disputa com a série rival NBA 2K, da 2K Sports.

A série “Forza”, de corrida, também ganhará uma versão nova, o “Forza Motorsport 5”. Esse é o primeiro título que será lançado com exclusividade para o Xbox One, ao lado de outros games, a serem anunciados na Electronics Enterteinment Expo (E3), feira do setor, que ocorre em junho.

Mas quem roubou a cena foi Eric Hirshberg, CEO da Activision, estúdio responsável pela publicação da série “Call of Duty”. O novo título da franquia, “Call of Duty: Ghosts”, terá conteúdo adicional (DLC) lançado antes para Xbox, como de costume, graças à parceria entre o estúdio e a empresa de Redmond.

Os fãs da série também puderam conhecer mais detalhes da nova engine do game, que ganhou novo trailer. Tudo será mais detalhado: cenários de florestas e subaquáticos contarão com gráficos mais sofisticados. Os personagens também serão mais detalhados.

— Será o melhor e mais bonito ‘Call of Duty’ que já fizemos — afirmou o executivo.

A produtora Ubisoft também apresentou novidades para o novo jogo. Assassin’s Creed 4 e Watch Dogs serão lançados para Xbox One, durante os primeiros 12 meses de vendas nas lojas, afirmou o site IGN.

Preço e data de lançamento ainda não revelados

A empresa não revelou os preços para o novo aparelho. Antes do anúncio, rumores indicavam que o console poderia ser vendido por US$ 499 ou US$ 299 com assinatura mensal da Xbox Live. A data de lançamento também continua sendo um mistério. A empresa limitou-se a afirmar que o console chega “no final do ano”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/xbox-one-microsoft-anuncia-seu-novo-videogame-8453614#ixzz2U7Wp2brF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu