Adolescente inventa modo de carregar celular em 20 segundos


A jovem cientista Eesha Khare pensou fora da caixa
Foto: Divulgação/Intel
A jovem cientista Eesha Khare pensou fora da caixa Divulgação/Intel

RIO – A jovem Eesha Khare, de 18 anos, residente em Saratoga, na Califórnia, recebeu o Prêmio Jovem Cientista da Fundação Intel no valor de US$ 50 mil pela invenção de um minúsculo dispositivo de armazenamento de energia que pode ser usado para recarregar um telefone celular no tempo de 20 a 30 segundos apenas.

O dispositivo de carregamento rápido é na verdade um supercapacitor, aparelho que pode encapsular uma grande quantidade de energia em um pequeno espaço, carregando-se rapidamente e mantendo sua carga por um longo tempo.

A superbateria pode aguentar 10 mil ciclos de carga-recarga, em comparação com os apenas 1000 ciclos das baterias recarregáveis convencionais

“A bateria do meu celular sempre morre”, disse a inventora à rede americana de TV NBC News, quando perguntada sobre o que a inspirou a trabalhar com a tecnologia de armazenamento de energia. Supercapacitores também lhe permitiram focar seu interesse em nanoquímica.

“Trabalhar realmente em nanoescala nos permitirá avanços significativos em diversas áreas”.

Até o momento, ela usou o supercapacitor para alimentar um diodo emissor de luz, ou LED. O futuro da invenção é ainda mais brilhante. Ela vê seu invento empregado em celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis que proliferam no mundo de hoje, libertando as pessoas e seus aparelhos por mais tempo da dependência de tomadas elétricas.

“É também flexível, de modo que pode ser utilizada em telas flexíveis, tecidos e vestuário,” adicionou Khare. “Tem um monte de diferentes aplicações e vantagens sobre as baterias comuns nesse sentido”.

Segundo o site “NBC News”, Khare foi premiada na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, realizada esta semana em Phoenix, no Arizona.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/adolescente-inventa-modo-de-carregar-celular-em-20-segundos-8450722#ixzz2U7VrUa8h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu