ENCICLOPÉDIA DRAGON BALL Z: A LENDA DE SON GOKU!

post_enciclopediadbz

Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku (Dragon Ball Z Perfect Anime Guide – Son Goku Densetsu) é um dos vários livros guia (guidebooks) de Dragon Ball e o único que foi publicado no Brasil pela Editora Conrad, o que o faz ser tão querido e valorizado pelos fãs, já que temos somente ele como guia de referência traduzido.

O livro em si é o “guia perfeito do anime [DBZ]“, apresentando em diferentes seções a história, os personagens, o processo de animação e muito mais! Confiram agora uma revisão minuciosa deste guia tão especial!

Lançado no Japão em 2003 pela Shueisha e no Brasil pela Conrad em 2005, aEnciclopédia Dragon Ball Z é um guia completo do anime, composta por 256 páginas de pura informação da melhor série de todos os tempos! E como trata somente da Saga Z, tem um curto prólogo de página dupla para localizar o que se passou anteriormente, em Dragon Ball; uma introdução rápida preparando para a grande aventura de Dragon Ball Z.

O guia divide-se em sete grandes seções e dentro de cada uma delas temos informações bem bacanas, de curiosidades de personagens à revelações de Toriyama, além de serem revelados segredos de personagens e o processo de desenvolvimento dos mesmos.

Son Goku na Saga Z___________________________________ Página 5

A primeira grande seção da Enciclopédia trata de ninguém menos que Goku, o saiyajin mais querido do universo e o protagonista da série! Apresenta a evolução do personagem, suas técnicas e as maiores batalhas que lutou, apresentando também seus familiares e amigos.

Evolução________________________________________________ Página 6

A primeira sub-seção de ‘Son Goku na Saga Z’ trata, como o próprio nome diz, da evolução de Goku. Mostrando a cada página um intervalo da vida do personagem e seus feitos durante essa determinada época, de quando Goku nasce e vem à Terra, passando pelo seu encontro com Bulma, o Tenkaichi Budoukai e Piccolo Daimao entre seus 12 e 15 anos; os saiyajins e Freeza aos 24 anos, Cell aos 29, Majin Boo aos 37 e terminando com sua partida com Oob, com seus 47 anos, “buscando a força sempre”.

 

Habilidades_____________________________________________ Página 14

A segunda sub-seção sobre Goku trata suas habilidades, mais especificamente, de suas principais técnicas que são o Kamehameha, a Genki-dama, o Kaio-ken e o Teletransporte, explicando brevemente as técnicas e lembrando quando foram usadas tanto no anime quanto nos movies.

  

Personalidade___________________________________________ Página 18

Trata dos talentos e personalidade de Goku, com sua superação pessoal e sua distinta facilidade com artes marciais, aliada a sua personalidade inocente e generosa, fazendo-o um exemplo a ser seguido, tanto no anime quanto na vida real. O interessante aqui é a apresentação de algo que poucos conhecem, sobre o ano de nascimento de Goku (AGE737), sua altura (175cm) e peso (62kg).

 

Cenas de batalha___________________________________ Página 20

Aqui temos uma seleção do que consideram as maiores batalhas de Goku em Dragon Ball Z e GT, mostrando também as batalhas do OVA ‘O plano para destruir os saiyajins‘. O interessante aqui é um painel que mostra o resultado da luta, os principais campos de batalha, o motivo para a luta, as principais técnicas usadas, os companheiros de luta e título do episódio em que as cenas se passaram.

 

  

Família________________________________________________ Página 36

Esta sub-seção apresenta a família de Goku, revelando informações de personalidade e técnicas de seus filhos e seu relacionamento com sua esposa Chichi e os falecidos Son Gohan (avô adotivo) e Bardock (pai).

 

Amigos________________________________________________ Página 40

Similar à de família, aqui mostra os grandes amigos de Goku, dos quais uma vez foram inimigos e rivais Vegeta, Piccolo, Tenshinhan, Kulilin e Yamcha aos mentores Kame, Karin e Kami. Para Vegeta, Piccolo e Trunks temos mais informações, incluindo técnicas, transformações e personalidade, além de um histórico do seu passado.

 

  

As superbatalhas na Saga Z (Parte 1)_____________________ Página 59

A segunda grande seção da Enciclopédia já nos trás as superbatalhas da saga Z, com uma ‘coletânea das batalhas mais transcedentais’,  mostrando os eventos não somente relacionados às batalhas como a sub-seção Cenas de Batalha, mas faz um condensado do que acontecia no anime, guiando através do que acontecia na história que é a Enciclopédia em si, um guia do anime.

Esta primeira coletânea das batalhas nos mostra da aparição de Raditz e a revelação que Goku era um extraterrestre, passando pela chegada de Vegeta e Nappa, a viagem para Namekusei e o confronto com Freeza. Conta também com cenas memoráveis do Especial para TV de Bardock, o pai de Goku.

  

O interessante dessa seção, assim como as que se seguem da continuação dessa coletânea de batalhas é o box da sequência da história, o que também ajuda a guiar o leitor na história e na relação dos fatos.

  

Entrevista Akira Toriyama vs Katsuyoshi Nakatsuru_________ Página 90

Esta ótima entrevista entre Toriyama e Nakatsuru (animador de Dragon Ball) está contida dentro da seção de superbatalhas anterior. Uma entrevista muito descontraída que nos revela muitos detalhes da parte de edição e animação, a relação de Nakatsuru com Toriyama e o carinho e admiração que tem pelo mestre e “segredos” da série, mostrando como várias outras entrevistas, o jeito relaxado de Toriyama em relação à composição de ideias e ao desenvolvimento da história.

 

As superbatalhas na Saga Z (Parte 2)____________________ Página 103

A segunda parte da coletânea das superbatalhas é o guia dos episódios e eventos que tratam do filler de Garlic Jr., da chegada de Mirai Trunks ao surgimento dos androides, da fusão de Piccolo com Kami, a superação do Super Saiyajin, o torneio de Cell e a derrota do vilão no presente e no futuro de Trunks.

  

  

Design dos personagens_____________________________ Página 134

Aqui vemos os esboços de personagens, com os vários designs propostos por Toriyama tanto para personagens quanto para cenários, com curiosidades de sugestões e anotações do mestre para a equipe de animação relativos a como deveriam aparecer determinados personagens e ambientes para se passar a sensação certa ao público. Muito interessante é que foram essas anotações e sugestões de Toriyama que, por exemplo, fizeram que na animação, quando ocorre a fusão, as vozes se unem também e dois personagens formam a voz do ser originado pela fusão; os dois dubladores dublam em uníssono. Genial!

 

 As superbatalhas na Saga Z (Parte 3)____________________ Página 147

A terceira e última coletânea das superbatalhas nos mostra os eventos seguintes ao fim de Cell, com Gohan já crescido (foi tão emocionante na época crescer com Gohan, não?!) bancando o super herói em Satan City; a notícia de que Goku teria permissão para retornar à Terra por um dia e sua participação no torneio de artes marciais; a revelação do terrível demônio Majin Boo prestes a ser solto novamente; a aparição de Majin Boo e o treinamento da nova geração para a derrota do vilão; as fusões e a Genki-dama de todos, pondo um fim na ameaça ao universo! A seção se encerra como o fim de Dragon Ball Z, com Goku partindo com Oob para treiná-lo e torná-lo o novo protetor da Terra.

  

  

Biografia dos adversários______________________________ Página 172

Sub-seção da terceira coletânea de batalhas, vemos aqui a biografia dos principais adversários de Goku; os Saiyajins, Freeza e seu exército, os androides e Majin Boo.

Da parte dos saiyajins, vemos a curiosidade sobre o mistério sobre o cabelo dos guerreiros, que nunca cresce mas pode cair! Nappa é o grande exemplo de calvície afligindo a raça guerreira!! Quando fala dos androides, o mais interessante é a cronologia apresentada no box inferior da página, mostrando a evolução dos androides do exército Red Ribbon, do primeiro que conhecemos, #8, ao mais evoluído, Cell. Por último, a parte relacionada à Majin Boo apresenta também uma cronologia dos eventos do surgimento do demônio com suas consecutivas absorções e assassinatos dos Kaioshins, ao seu aprisionamento e depois seu reaparecimento na Terra. Bem bacana também!

  

Comentário sobre a abertura e encerramento do desenho_____ Página 188

Vemos nesta sub-seção imagens das aberturas, encerramentos e vinhetas de Dragon Ball, com comentários sobre o que acontecia na animação referente e informações de datas e episódios que foram ao ar. Na parte de vinhetas (que a maioria desconhece pela forma que o anime era exibido no Brasil), um box com Gohan explica exatamente o que são e quando são usadas. Muito bom!

  

O segredo em Z______________________________________ Página 205

O Segredo em Z é a seção da Enciclopédia que começa as páginas em preto-e-branco o que em nenhum momento desvaloriza ou diminui a qualidade do trabalho, dando, na verdade, um ar de mangá para a Enciclopédia. Seção em que provavelmente somos apresentados a informações menos conhecidas e curiosas, como o uso de acetatos, como eram os storyboards e a composição dos cenários. Muito interessante tudo!

 

  

Os personagens da Saga Z_____________________________ Página 205

A penúltima seção do guia mostra TODOS os personagens apresentados em Dragon Ball Z. Na primeira parte, apresenta os personagens exclusivos da versão animada, mostrando-os por ordem de aparição, apresentando um resumo do personagem e seu papel na história e o episódio em que apareceram.

  

A segunda parte é um diretório completo com todos os 190 personagens que apareceram no anime, separados por ordem alfabética, contando com um resumo do personagem e informação de quem foi seu dublador original, além de algumas curiosidades sobre significado de alguns nomes.

 

Todos os episódios da Saga Z__________________________ Página 225

A última seção da Enciclopédia é uma lista com dos os episódios da saga Z, informando em um quadro o episódio, com sua data que foi ao ar, o título brasileiro e o título “correto” (traduzido diretamente do original e não adaptado) e um resumo do episódio. Além disso, na lateral temos o ano em que os episódios foram ao ar com os principais acontecimentos no Japão naquele ano, mostrando também os movies da série quando foram lançados e um resumo dos mesmos.

  

Epílogo_____________________________________________ Página 254

Por fim, o epílogo deste grande guia, com o elenco principal da animação, de dubladores à membros da produção e direção de Dragon Ball Z, os principais envolvidos para a criação do que se tornou mítico e marcante na vida de milhões!

 

_

Enciclopédia Dragon Ball Z: A Lenda de Son Goku é um guia muito bacana, ótimo item para conferência e coleção e o mais fácil para o público brasileiro conseguir (mesmo agora que a Conrad já não o tenha mais, ainda pode-se encontrá-lo à venda na internet). Se ainda não tem esse incrível livro, clique AQUI adquira o seu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu